21 de mar. de 2010

Crescimento da Publicidade e Mídia na Internet

Os investimentos com a publicidade na Internet vêm crescendo gradativamente, mesmo com a crise mundial. Isso porque a Internet é um meio de baixo custo e de grande cobertura.

Em alguns países, a publicidade na web já chegou a superar a publicidade veiculada em meios de comunicação de peso como a mídia impressa e a televisão.

De acordo uma pesquisa feita pelas consultorias PricewaterhouseCoopers e Internet Advertising Bureau, os gastos com publicidade online cresceram 4,6% na Grã-Bretanha no primeiro semestre de 2009, enquanto os gastos com propaganda de TV caíram 16,1% no mesmo período. Com isso, pela primeira vez, a publicidade online superou a da televisão.

Nos Estados Unidos, as empresas investirão, em 2010, um valor maior com publicidade na Internet se comparado à mídia impressa, segundo um estudo da empresa especializada Outsell, divulgado dia 08/03/10. A publicidade na Internet será de US$ 119,6 bilhões contra US$ 111,5 bilhões na mídia impresa para este ano.

O Brasil, apesar de possuir 67,5 milhões de internautas, conforme os números do site internetworldstats.com, ainda possui um investimento tímido por parte das empresas - apenas 4,2%, de acordo com o Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil). Contudo, esse número vem crescendo de maneira significativa nos últimos anos. Há três anos, representava apenas 1,78% de investimentos com publicidade para a Internet. De janeiro a novembro de 2009, as empresas de Internet cresceram 23,27% em relação ao mesmo período do ano anterior. A média de crescimento dos meios de comunicação mais tradicionais como revistas, jornais e emissoras de televisão, foi de apenas 2,11%.

Esses números demostram a força que a Internet representa - uma mídia de grande potencial para a publicidade. O Brasil, apesar de um certo atraso, se mostra a favor desta tendência de expansão com investimentos para publicidade na Internet.

Fontes:
BBC Brasil
Brasil Econômico
Coletiva.net

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home