17 de abr. de 2010

Velocidade é um critério na otimização de sites (SEO) para o Google

Agora, o Google incluiu um novo critério em seu algorítmo para avaliar a importância de um site: a velocidade.

Segundo o Google, para melhorar a experiência do usuário, um site deve ser rápido. Por isso, em uma busca feita no Google, a velocidade do carregamento das páginas dos sites passa a ser um critério de rankeamento dos resultados.

Isso faz com que a otimização de sites (SEO) incorpore também a escolha dos servidores de hospedagem do site. Se o site estiver hospedado em uma localidade muito longe, a velocidade tende a diminuir. Por exemplo, um site que está hospedado no Japão, sendo acessado no Brasil, tende a ficar mais lento.

Ferramentas de otimização


O Google indica algumas ferramentas para a melhoria da velocidade de sites:

Page Speed: um complemento para o Firefox / Firebug que avalia o desempenho de páginas web e dá sugestões de melhoria.
YSlow: Um add-on gratuito para o Firefox / Firebug criado pelo Yahoo!. A ferramenta oferece caminhos para melhorar a velocidade do site.
WebPagetest: um site que testa a velocidade de carregamento das páginas de determinado site, mostrando uma lista e gráficos com vários dados sobre o desempenho do site.
Webmaster Tools: um conhecido conjunto de ferramentas gratuitas para webmasters do Google. Através da seção Labs, link Desempenho do site, é possível ver um gráfico com a velocidade do site.



Vale lembrar que a otimização de sites não se limita à velocidade de carregamento das páginas. Além da velocidade, o Google considera vários outros critérios como qualidade do conteúdo, maneira como as tags do site foram construídas, visitas, url, etc.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home